Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Hornschuchia cauliflora Maas & Setten EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 15-05-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é endêmica do sul do Bahia. Apresenta EOO de 1.240,51 Km² e AOO de 16 Km². Está sujeita a menos de cinco situações de ameaça. A região de ocorrência da espécie sofre com ameaças como degradação e perda de habitat decorrentes da expansão populacional e imobiliária. A população da espécie se encontra severamente fragmentada. Além disso, estudos apontam que as subpopulações existentes são bem reduzidas.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Hornschuchia cauliflora Maas & Setten;

Família: Annonaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Hornschuchiacauliflora é distinta por suasfolhas grandes subcoriáceas e pequenas flores reunidas em glomérulo sobre otronco. Apresenta uma semelhança a H.obliqua, mas esta possui o cálice mais profundo e pubescente, folhas oblíquasna base, e por ser bastante ramificada e inflorescências bracteadas. Osmonocarpos lineares e sementes cilíndricas de H. cauliflora são semelhantes á H.bryotrophe (Johnson; Murray 1995).

Dados populacionais

Suas subpopulações são bastante reduzidas nos municípios onde ocorrem (Lobão, com. pess.).

Distribuição

A espécie ocorre no Estado da Bahia (Maas et al., 2012).

Ecologia

Arvoreta ou arbusto de 3 a 4 m de altura. Folhas subcoriáceas, elípticas aoblanceoladas. Flores brancas. Frutos com1 a 3 monocarpos, rugosos. Floração em janeiro,abril, junho e novembro e frutificação em novembro. Ocorre em floresta ombrófila de terras baixas próxima à costa ao nível do mar (Johnson; Murray 1995). Espécie perene, monoclina, polinização por cantarofilia (Lobão, com. pess.).

Ameaças

1.3.3 Wood
Severidade very high
Detalhes A região atualmente apresenta um intenso processo de fragmentação com o crescimento de empreendimentos impactantes, como a atividade madeireira e a expansão da pecuária intensificada pela crise cacaueira por que passa a região (Campos, 2003).

9.9 Restricted range
Severidade very high
Detalhes Espécie com distribuição restrita.

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade high
Detalhes O sul da Bahia possuium histórico de ocupação que data do início da ocupação territorial pelosportugueses. A região passou por vários ciclos econômicos: primeiramente pelaextração exaustiva do pau-brasil, seguida pela atividade canavieira e no séculoXVIII pelas plantações de cacau. Todos esses ciclos foram acompanhados pelocrescimento populacional e ocupação imobiliária (Campos, 2003).

1.1.4 Livestock
Severidade very high
Detalhes A região atualmente apresenta um intenso processo de fragmentação com o crescimento de empreendimentos impactantes, como a atividade madeireira e a expansão da pecuária intensificada pela crise cacaueira por que passa a região (Campos, 2003).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Deficiente de dados" (DD) pela lista vermelha daflora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- JOHNSON, D.M.; MURRAY, N.A. Synopsis of the Tribe Bocageeae (Annonaceae), with Revisions of Cardiopetalum, Froesiodendron, Trigynaea, Bocagea, and Hornschuchia. Brittonia, v. 47, n. 3, p. pp. 248-319, 1995.

- MAAS, P., RAINER, H., LOBÃO, A.A. Annonaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB110466>. Acesso em: 17/04/2012.

- CAMPOS, D.O. Unidade ambientais, uso da terra e áreas prioritárias à conservação Mata Atlântica na Bacia Hidrográfica do Rio Santana, Sul da Bahia. Dissertação de mestrado. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2003.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- LOBÃO, A. Comunicação pessoal da especialista Adriana Lobão para a analista de dados Danielli Cristina Kutschenko, pesquisadora do CNCFlora.

Como citar

CNCFlora. Hornschuchia cauliflora in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Hornschuchia cauliflora>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 15/05/2012 - 14:20:57